Dicas para frear seu carro corretamente

Os freios são uma das partes mais importantes de um carro. Além da manutenção básica dos freios, para o funcionamento correto e eficaz é necessário que o motorista esteja atento aos movimentos e comportamentos na hora da direção.

Distância

Pode parecer bobeira repetir, mas ainda é preciso lembrar a maioria dos motoristas de manter uma distância segura entre os veículos. Com essa distância você consegue se precipitar e se defender de qualquer movimentação perigosa ou inesperada, sem desespero e susto. Um bom motorista coloca a direção defensiva em prática sempre que possível, respeitando as leis de trânsito e o bem-estar de todos.

Posição

A forma que o motorista regula seu assento também pode interferir em uma frenagem eficaz. Nada de bancos muito baixos ou afastados. O ideal é que a regulagem seja feita respeitando as distâncias ideais para o alcance dos pedais de forma que o motorista consiga pressionar completamente cada um e também para que ele consiga ter a visão completa do trânsito.

ABS acionado até o carro parar completamente

O sistema ABS é uma forma de tornar a frenagem ainda mais segura. Um grande erro que alguns motoristas cometem é parar de pressionar o pedal quando se ouve um estalo ou uma trepidação. Saiba que essas duas situações são normais e fazem parte do acionamento do sistema. Uma vez que o ABS for acionado, o correto é manter o pedal pressionado até o carro parar completamente.

Pista molhada

Outra dica que todo mundo já se diz cansado de saber, mas ainda assim não coloca em prática: além da chuva já diminuir a visibilidade, ela também dificulta o caminho com a pista bem molhada. Para que não ocorra aquaplanagem, é necessário que o motorista já reduza a velocidade antes mesmo de entrar com contato com a área que está inundada e passar em uma velocidade baixa e constante.

Importante: caso o veículo deslize em aquaplanagem, não acelere e também não freie. Solte todos os pedais e siga firme ao volante com muita atenção a o que está acontecendo ao redor e espere que o atrito acabe, reduzindo a velocidade naturalmente. Quando as rodas encostarem no piso novamente, saia com bastante calma de forma lenta e com uma velocidade constante.

Programe seu deslocamento

Juntando todas as dicas, o melhor mesmo é colocá-las em prática com muita calma e sem estresse, que são duas coisas que você consegue programando sua saída com antecedência. Evite deixar para sair na última hora e desfrute de um trajeto tranquilo e seguro.

Já experimentou a Wicar?

Já contamos aqui no blog como é fácil e rápido agendar seu horário para nosso serviço delivery.

Você tem 4 canais para agendamento:

Aplicativo Android;

Aplicativo Ios;

Site;

WhatsApp:  (31) 9 8654-2830

Você preenche os campos com o serviço desejado, modelo do seu carro, localização para o serviço ser realizado, escolhe a data e horário para atendimento.

Sugestão de leitura: Como manter a pintura do carro brilhando? 

WhatsApp