Pode faltar água na Grande BH em 2020

Agora é oficial, o Governo já admite que a partir de março de 2020 pode faltar água . A ordem é conscientizar a população para tentarmos evitar o racionamento já em março do ano que vem.

Em 2014 começamos a passar por uma crise hídrica, principalmente na região sudeste, pela falta de gerenciamento das chuvas. Isso deixou as represas de abastecimentos com um nível de água baixa.

Após a catástrofe do rompimento da barragem de Brumadinho (em 25 de janeiro de 2019), o abastecimento pelo Rio Paraopeba foi interrompido, ele ficou contaminado. A Região Metropolitana passou a receber água apenas do Rio Manso, de Serra Azul, Vargem das Flores e Rio das Velhas. Foi autorizada a construção de um novo sistema para captação da água, porém ainda com o baixo volume de chuva acumulado, pode ser desencadeado o racionamento.

A previsão da Copasa é que os reservatórios disponíveis entrem no volume morto em junho de 2020. Por isso, é urgente começarmos a mudar nossa atitude e como gerenciamos o consumo de água nas nossas atividades. O problema não é usarmos água, afinal precisamos dela para sobreviver, é usá-la com responsabilidade. Sem água não sobrevivemos!

Economize água.

A mudança pode começar, em pequenas atitudes que até as crianças podem colaborar. Banhos rápidos, não deixar torneiras pingando, na hora de escovar os dentes, fechar a torneira. Verificar se não há vazamentos em casa, não lavar calçadas usando água e lavar o carro com técnicas alternativas como a Ecolavagem.

 

Um artigo, afirma que 90% do lava-rápidos utilizam água de poços e companhia de distribuição do local. São 300L de água potável desperdiçados. Ao final da limpeza, a água fica contaminada com produtos químicos que se não for tratada antes de ser descartadas de maneira correta, pode agredir o meio ambiente e causar danos aos lençóis de água presentes no solo.

 

Que tal mudar esse hábito? A lavagem ecológica, também conhecida como lavagem à seco, gasta apenas 350ml de água (um copo de água). E ainda utiliza produtos biodegradáveis que não afetam o meio-ambiente para higienizar os veículos. Seu veículo fica mais limpo, recebe uma limpeza mais duradoura, sem desperdiçar água. Se cada um fizer a sua parte para poupar água, podemos viver um presente tranquilo e garantir um futuro melhor para nossos filhos.

 

O planeta agradece!

WhatsApp