class="post-template-default single single-post postid-2379 single-format-standard wp-custom-logo theme-wicar woocommerce-no-js group-blog body-horizontal-ngl wpb-js-composer js-comp-ver-5.7 vc_responsive">

Carro em dia de chuva: os cuidados essenciais nesta época do ano

Quando chega o verão no Brasil, os dias de chuva se tornam absolutamente comuns. Com isso, devemos ter algumas atenções com o nosso carro. Problemas como frenagem e visibilidade ruim são recorrentes. 

Mas não se preocupe! A Wicar está aqui para te ajudar em horas de sufoco. Confira algumas medidas que você deve adotar ao sair de casa para o trabalho, escola, fazer uma viagem ou qualquer outro compromisso que te faça pegar o carro em dia de chuva. Acompanhe!

Redobre a atenção

Todos os motoristas sabem que, não basta dirigir para você, é preciso dirigir para os outros também. A famosa direção defensiva. Nesta época do ano, as coisas precisam ser ampliadas. Então, uma dica básica é: tenha atenção redobrada! Reduza a velocidade, não ultrapasse a distância de segurança e fique atento à sua visibilidade. 

Caso for necessário, se houver uma chuva muito forte, procure parar no acostamento ou em algum lugar seguro até que a pista esteja em condições.

Evite passar por áreas alagadas

Trechos alagados podem causar prejuízos para o seu carro, pois a água pode entrar no motor e causar sérios prejuízos.

Caso tiver a infelicidade de passar por essa situação, deixe o carro na primeira ou segunda marcha e mantenha a aceleração. Se o carro morrer, não ligue novamente. Nesse caso, a recomendação é deixar no ponto morto e empurrar.

Em caso de emergência, acione o seguro

O seguro te protege de várias maneiras, em todas as ocasiões. Se tiver em alguma situação de risco em dias chuvosos, pode-se acionar o seu seguro. Com ele, há atendimentos específicos para dias de chuva, como reboque ou carro reserva.

Porém, pode haver algumas situações em que o motorista não terá muito controle. Por exemplo, em caso de estar em uma avenida com trânsito intenso e de repente a água começa a subir. Desse modo, a recomendação é abandonar o veículo antes que a água possa subir mais. Dependendo, o seu seguro pode cobrir possíveis danos ao carro.

Em que situações o seguro pode não cobrir alagamento?

Em situações em que o condutor do veículo toma decisões arriscadas. Nessas circunstâncias, o seguro não irá cobrir. Repare na seguinte situação: você tentar atravessar uma via alagada, sabendo das consequências que pode causar. Nesse caso, estará expondo o seu veículo ao risco, fazendo com que o seguro não tenha responsabilidade.

Não estacione em qualquer lugar

Em dias chuvosos, é comum vermos raios, queda de árvores, chuvas de granizo e até mesmo alagamentos. Por isso, se o motorista estiver em área urbana, escolha bem o lugar que você vai deixar o seu carro. Evite deixar no tempo ou em áreas arborizadas.

Cuidados em caso de aquaplanagem 

  • Acalme-se. O desespero não te ajudará em nada. Pelo contrário, piorará a situação.
  • Não use o acelerador, não pise bruscamente no freio e segure firme no volante para não acontecer desalinhamento das rodas e reduza a marcha.
  • Verifique se os pneus estão tocando no chão. Para isso, gire levemente o volante de um lado para o outro (caso tenha o contato do solo).
  • Acione a força do pedal do freio – caso o seu veículo tenha ABS – e mantenha pressionado até ter o controle total do veículo novamente.

Revise essas peças do seu carro em dia de chuva

Pneus

Confira como estão os sulcos dos seus pneus. Caso eles estiverem gastos, podem facilitar a aquaplanagem, após o contato da água, uma vez que o pouco atrito do asfalto com o carro pode ocasionar a perda de controle do veículo. Calibre sempre os pneus.

Limpadores

Esse é um fator imprescindível na hora de dirigir sob chuva: o limpador do para-brisa. A visibilidade tem que ser garantida para uma boa viagem. As recomendações, além de deixar o local bem limpo, são: ficar atento ao estado da borracha, notando pelo som que o objeto faz ao passar pelo vidro. Esse é um indício de que está na hora de trocar a palheta. Não esqueça de verificar o limpador do vidro traseiro.

Lanternas

Verifique também o estado das lanternas do seu carro. Como os dias de chuva costumam ser mais escuros, deixar o farol aceso é importante não só pela sua segurança, mas também para não ter uma infração de 4 pontos na carteira, imposta pela lei de trânsito.

As luzes de sinalização também requer cuidados. Por se tratar de período de chuva e para evitar transtornos, revise também o pisca alerta e as setas de direção. Você poderá precisar deles.

Freios

Nem precisa falar mais sobre a importância de tal item, né? Os freios, obviamente, são responsáveis por parar o carro. Nessas situações, esse pedal se torna ainda mais necessário, tendo que estar em boas condições. Verifique sempre o fluído de freio e discos e cilindros, que fazem parte também do sistema de freios.

Para saber se seu freio precisa de manutenção, fique atento se haverá algum barulho ou demora para frear.

Sistemas de ar

É preciso também verificar a necessidade de manutenção do sistema de circulação de ar, além da higienização do ar condicionado, em um período de seis meses, se houver necessidade de uso. Tais medidas resolverão o problema de opacidade do seu carro. 

Após usar seu carro em dia de chuva, que tal higienizá-lo? A Wicar possui vários serviços para deixar o seu veículo como se estivesse novo. Tudo isso com lavação ecológica – fundamental para a ajuda no meio ambiente – e comodidade e segurança que você procura!

Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe e continue lendo conteúdos da Wicar, como esse, sobre ter cuidados ao comprar um carro usado

Wicar, sempre ao seu lado.

 

 

 

WhatsApp