Seu carro no frio: 5 dicas para evitar problemas

O inverno e suas temperaturas baixas mudam o comportamento do seu veículo, a Wicar explica

O inverno chegou, todos sabemos que o carro começa a se comportar de uma maneira diferente. As baixas temperaturas, incluindo as do inverno brasileiro, trazem alguns problemas de funcionamento, mas nada que não possa ser evitado.

Desde já, reiterando o nosso compromisso com a melhor experiência automotiva, a Wicar explica como evitar, para que estes contratempos não atrapalhem a sua rotina. Confira:

Tanque de partida

Se o seu carro é flex e você abastece com etanol, já deve ter percebido que ele demora um pouco mais para ligar quando está frio. Isto acontece devido aos gases do álcool, uma vez que a temperatura está baixa o vapor não é produzido o suficiente. Desta forma, os carros flex são equipados com um pequeno tanque, um reservatório de gasolina que auxilia a partida do veículo. Ele é acionado quando a temperatura está abaixo dos 15 graus, mas como o frio é raro no Brasil, muitas pessoas esquecem de dar a devida atenção ao tanquinho. Com o intuito de correr menos riscos, devemos trocar a gasolina do reservatório de uma a duas vezes por ano, pois a gasolina vencida pode ressecar alguma peças e é inútil para a partida no frio. Uma boa dica é usar gasolina premium, por ter maior octanagem e durabilidade, além de limpar o tanque de partida e todo o motor.

Bateria

Um grande problema é a bateria arriar, isso se deve a dificuldade da reação química, para gerar energia, ocorrer na bateria em temperaturas mais baixas. Além disto, o óleo do motor se torna mais viscoso, exigindo da bateria um esforço maior na hora de dar a partida no carro. Um empenho maior que o normal pode acarretar o esgotamento da carga, impossibilitando o funcionamento do veículo. Para prevenir, vá a um mecânico e vistorie todos os componentes do seu carro, averiguando se tudo está funcionando corretamente. É importante, nos dias frios, desligar o rádio, faróis e todos os componentes que dependem da bateria ao ligar o seu carro.

Ar- condicionado

Deixar de usar o ar-condicionado do automóvel em dias frios é o que todos fazemos, mas é necessário utilizá-lo. Além de evitar a proliferação de bactérias, sua utilização faz com que o sistema permaneça lubrificado, evitando rachaduras e vazamentos. Para evitar problemas ligue o ar-condicionado do seu seu carro durante 15 minutos, em média, 1 vez por semana. Lembramos que o ideal é higienização periódica do ar-condicionado, de 6 em 6 meses.

Fluido do radiador

É muito importante colocar a líquido correto no radiador, pois o líquido certo altera o ponto de ebulição e congelamento da água, evitando que ela ferva ou congele. A mistura ideal é composta por 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo à base de etilenoglicol.

Pintura

Geadas e fortes nevoeiros podem deixar uma camada grossa de poluição sobre a lataria de seu carro, assim estragando a pintura.  A melhor opção é deixar a pintura com proteção extra, cristalizada ou vitrificada.

Portanto, podemos observar que o melhor é prevenir e evitar problemas com o carro durante o frio do inverno. Entendendo o funcionamento do veículo em temperaturas mais baixas, dá a oportunidade de prever acontecimentos que poderiam trazer problemas e atrapalhar o dia a dia.

Wicar, sempre ao seu lado.

Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe e nos deixe saber.

Time Wicar.

WhatsApp